Funil de Marketing

Sabia que é possível direcionar determinadas ações estratégicas de marketing para públicos específicos? E que assim consegue atingir o público no momento mais adequado? Acredite que é verdade e é possível através do Funil de Marketing.

O que é o Funil de Marketing?

O Funil de Marketing é um modelo estratégico que representa a jornada do cliente. Esta jornada inicia-se no momento do primeiro contacto com a empresa até à compra efetiva (ou mesmo ao pós-venda). Assim, este modelo começa com um grande número de possíveis clientes que vai focando e evidenciando os mais propensos e qualificados para efetuarem a compra.

Desta forma, o Funil de Marketing permite que sejam definidas diferentes estratégias para cada etapa, mas também as ações a realizar para cada uma delas. Por exemplo, fazer uma oferta de promoção para uma pessoa que não conhece a sua empresa e respetivos produtos/serviços pode despertar uma impressão e perceção negativa acerca da mesma. Em contrapartida, se essa mesma oferta aparecer a um lead qualificado pode representar a compra. Da mesma maneira que não apresentar a oferta a esse lead pode representar uma oportunidade de venda desperdiçada.

Quais são as etapas do Funil de Marketing?

O Funil de Marketing divide-se em quatro etapas distribuídas em três partes: topo, meio e fundo de funil, onde cada uma delas apresenta as suas especificidades.

  • Topo do Funil

O topo de funil divide-se em duas etapas, Visitantes e Leads. Os Visitantes referem-se ao público que ainda não tomou consciência que tem um problema ou uma necessidade. Por outro lado, os Leads já descobriram que têm um problema ou uma necessidade para resolver. Assim, no topo do funil, o público está mais interessado em educar-se. Por isso as empresas devem-se focar em conteúdos de maior alcance. Como, por exemplo, artigos de blog, publicações em redes sociais, vídeos de apresentação, tutoriais e infográficos de forma a qualificarem os leads.

  • Meio do Funil

O meio de funil é caracterizado pelas Oportunidades. As oportunidades traduzem a procura, por parte dos Leads, na solução para o problema. Assim, o conteúdo a trabalhar para esta etapa é exatamente aquele que evidencie a potencialidade da sua empresa, ou seja, aquele que mostre que tem a melhor solução no mercado.

  • Fundo do Funil

O fundo de funil é relativo ao processo de decisão de compra, ou seja, aos Clientes que compram. Assim, além de as empresas mostrarem que têm a melhor solução para o problema/necessidade, devem também mostrar que são a melhor opção no mercado. Desta forma, os conteúdos devem ser focados na venda. Por exemplo, oferecer uma demonstração do produto ou até mesmo uma promoção específica para que a venda se realize. Existem casos que incluem também o pós-venda no funil de forma a transformar o novo cliente em cliente fidelizado e defensor da marca.

Em suma, estas etapas evidenciam todo o comportamento previsível na jornada do cliente. Esta jornada inicia-se no momento em que se identifica o problema/necessidade, passando pela pesquisa e avaliação de soluções, até ao momento em que se decide comprar. Pode até mesmo chegar ao momento em que recomenda o produto/serviço para outras pessoas. É por isso que há quem relacione as etapas do Funil de Marketing com o Modelo AIDA (Atenção – Interesse – Desejo – Ação).

Mas afinal quais são as vantagens?

O Funil de Marketing apresenta muitas vantagens para as empresas, mas as principais são:

  • Previsão de resultados. Como cada etapa depende do desempenho da etapa anterior, torna-se mais fácil prever quantos clientes completam o ciclo.
  • Maior produtividade. Como o funil de marketing permite que sejam analisados resultados, os colaboradores envolvidos tendem a empenhar-se mais no processo.
  • Otimização da gestão de objetivos
  • Maior aproveitamento das oportunidades
  • Oportunidade de melhorar os produtos/serviços. Como é previsível que se obtenham muitos dados relevantes sobre os Leads e Clientes, estas informações podem levar a uma melhoria no produto/serviço ou mesmo no processo e relacionamento com o cliente. Isto, consequentemente, permite aumentar o volume de vendas.

Em jeito de conclusão, o Funil de Marketing é um modelo importante para as empresas que procuram educar o mercado, diferenciar-se da concorrência e aumentar as vendas. Assim, esta ferramenta estratégica permite garantir que as ações são as mais adequadas e por isso resultem num aumento da quantidade e qualidade dos clientes.

Ver mais sobre os nossos serviços.

Acompanhe as nossas redes sociais:

Privacy Preference Center