Outdoor, um clássico do OoH
O outdoor é considerado o clássico do meio Out of Home (OoH), que ainda apresenta resultados muito positivos, sendo por essa razão um suporte publicitário do qual as marcas não abdicam.
Com o passar dos tempos, este meio atualizou-se e, atualmente, é notória a sua evolução: começaram por ser desenvolvidos com vários painéis de papel e hoje a impressão é realizada em painéis de vinil, lona ou PVC. Desta forma, este progresso proporciona uma maior rapidez e facilidade no processo de comunicação por outdoor.
Mas o que é um outdoor?
Um outdoor é um painel publicitário, de grandes dimensões, colocado na rua que permite dar visibilidade às campanhas das marcas. Assim, o objetivo é captar a atenção das pessoas que estão na rua, sendo colocados em localizações estratégicas que apresentam elevado tráfego.
Quais as suas características?
Desta forma, o desenvolvimento dos outdoors deve atender a alguns aspetos específicos, como o tamanho, a localização, a criatividade e a mensagem a transmitir. Por outras palavras, os outdoors devem ser desenvolvidos de forma atrativa para que a transmissão da mensagem seja rápida e eficaz. Os outdoors são, por exemplo, um excelente meio de publicidade para campanhas de sensibilização, branding e promocional.
Relativamente ao tamanho dos outdoors, as dimensões tradicionais são os 4×3, 8×3 e 16×3, existindo também as minis (com a dimensão de 2,40×1,70), os monopostes (com a dimensão de 12×5), os painéis rotativos 4×3 e 8×3, entre outras dimensões personalizadas.
Quanto à localização, além do que já foi referido, a seleção dos locais deve ser a mais apropriada às necessidades e objetivos das marcas, sendo por isso realizada de acordo com a prospeção. Para tal, é também necessário realizar o licenciamento de outdoors nas determinadas localizações. Neste aspeto, a Green by Publiminho orgulha-se de deter todas as suas posições licenciadas.
No que toca à criatividade e à mensagem, estas devem ser consideradas visualmente apelativas. Dessa forma, também o tipo de letra e as cores no design devem facilitar e incentivar a leitura e memorização da mensagem. Como o contraste entre as cores de fundo e os elementos visuais (sejam texto ou imagem) são deveras muito importantes para este processo de leitura e memorização, tal como o contraste com o ambiente circundante do outdoor.
Sabia que em média uma pessoa demora 1,5 segundos a identificar, ler e compreender a mensagem de um outdoor?
Assim, os outdoors devem apresentar uma mensagem clara e objetiva que contenha, ao mesmo tempo, dois aspetos indispensáveis, a criatividade e a emoção, para que a campanha publicitária seja facilmente memorizada.
Em suma, os outdoors apresentam resultados muito positivos para as campanhas publicitárias das marcas.
Mas, mais concretamente quais são as vantagens?
As vantagens são inúmeras e vamos destacar algumas:
- Alcance em massa
- Comunica simultaneamente a mensagem e a marca
- Visibilidade 24H
- Baixo custo por contacto
- Reforça a notoriedade da marca
- Possibilita a comunicação em várias localizações
- Comunica de forma direta e instantânea
- Facilita no processo de decisão de compra
- Reforça o desempenho de outras campanhas em vigor da marca
- Excelente relação custo x benefício
- Grande impacto
Em conclusão, apesar dos outdoors serem considerados um meio de publicidade tradicional e em declínio, a verdade é que é um mercado promissor, onde as grandes marcas continuam a apostar uma elevada verba do respetivo orçamento.
Ver mais sobre os nossos serviços.
Acompanhe as nossas redes sociais: