E-mail Marketing: tudo o que precisa de saber para ter sucesso

O E-mail Marketing consiste na comunicação, através de e-mail, entre a marca e os seus subscritores. Tal como já foi referido, estas comunicações têm o objetivo de criar e manter o relacionamento com os leads, através de boas práticas.

O mais importante é efetivamente entregar valor acrescentado para quem for ler as campanhas, através de conteúdos relevantes, de forma a não ser considerado spam. Para isso, é essencial perceber o que e como deve ser feito para que as campanhas de e-mail marketing representem uma excelente oportunidade para obter melhores resultados, sejam eles o número de visitas no blog, as vendas, a inscrição em determinada formação ou evento, de acordo com o objetivo definido.

Principais aspetos a ter em conta no E-mail Marketing

São vários os aspetos a ter em conta, mas destacam-se 8 principais:

  1. Título

Costuma-se dizer que um bom título faz toda a diferença. E é verdade! Os títulos devem apresentar e focar aquilo que a pessoa irá encontrar e ganhar ao abrir e ler o e-mail. Desta forma, é importante que o título desperte a curiosidade.

Algumas dicas importantes:

  • Os e-mails com uma maior taxa de abertura apresentam títulos com 6 a 10 palavras, no máximo.
  • Os e-mails com títulos sugestivos apresentam uma maior taxa de abertura
  • Os títulos que apresentam o nome da pessoa aumentam a taxa de abertura, em pelo menos 40%
  • Os títulos que apresentam texto em CAPS LOCK e/ou muitos pontos de interrogação ou exclamação normalmente não são abertos e são marcados como spam

Em suma, o título deve respeitar 3 aspetos importantes: despertar a curiosidade, mostrar a relevância no conteúdo e causar emoções positivas.

  1. Conteúdo do e-mail

O conteúdo do e-mail deve ser estruturado e planeado para que seja considerado relevante e de interesse para quem o for ler. Também deve ser escrito de forma objetiva e clara, com o intuito de não perder a atenção do leitor. Pode ainda recorrer a imagens para facilitar a leitura, mas sem exageros, pois quanto mais pesado for o e-mail, mais probabilidade tem de ser considerado spam.

Por último, o conteúdo do e-mail deve direcionar e incentivar quem está a ler para uma determinada ação, através do Call-to-Action.

  1. Call-to-Action

Um Call-to-Action é uma chamada para a ação. Assim, ao longo do texto pode referir subjetivamente qual o CTA pretendido, mas no final destacá-lo de forma a criar impacto visual. Por exemplo, através de um botão com cores fortes onde aparece a ação. Esta pode ser “Clique aqui”, “Faça já o download do e-book” ou “Receba já o seu desconto”.

  1. Personalização dos e-mails

A personalização dos e-mails, tal como se pressupõe, torna a mensagem mais pessoal, uma vez que utiliza o nome da pessoa, no título e/ou no corpo do e-mail. Esta personalização representa resultados bastante positivos, pois dá a sensação a quem está a ler que escreveram aquele e-mail exclusivamente para si, desenvolvendo assim uma maior empatia para com a marca.

Mas como é possível personalizar? Por norma, as plataformas de e-mail marketing ou de automação de marketing permitem usar tags que, automaticamente, colocam o nome da pessoa – desde que na subscrição a pessoa tenha colocado o nome no respetivo campo.

  1. E-mails responsivos

Ao desenvolver as campanhas de e-mail marketing deve-se ter em atenção a versão mobile, uma vez que mais de 70% dos e-mails são lidos em smartphones. Assim, as campanhas de e-mail marketing devem ser responsivas para que quem for ler tenha uma experiência positiva.

Algumas dicas importantes:

  • Dimensão do texto: os textos devem ser objetivos e claros para que o leitor não perca a atenção e o interesse em ler.
  • Posição do Call-to-Action: o ideal é o CTA estar visível sem que seja necessário fazer scroll no e-mail.
  • Dimensão das imagens: se utilizar imagens, certifique-se que estas se adaptam à versão mobile e não apresentam as mesmas dimensões do desktop.
  1. Endereço de resposta válido

Para criar e manter um relacionamento com os seus leads, é importante que as campanhas de e-mail marketing sejam enviadas por um e-mail válido. Assim, se o leitor pretender dar a sua opinião pode fazê-lo diretamente através do e-mail recebido. Esta é uma forma de desenvolver relações bastante fortes com os seus leads!

  1. Testes A/B

Os testes A/B permitem testar diferentes variações nas campanhas de e-mail. Por exemplo, testar diferentes títulos, títulos com e sem emojis, diferentes distribuições de conteúdos, conteúdos com e sem imagens, conteúdos com e sem vídeo, entre muitos outros testes. Estes testes, normalmente, enviam a versão A para metade da lista de e-mails e a versão B para a outra metade. Assim, o objetivo é perceber o comportamento dos seus leads de forma a tomar decisões para que as futuras campanhas de e-mail marketing apresentem resultados ainda melhores.

  1. Lista de e-mails limpa

É importante que, frequentemente, faça uma análise e uma limpeza à sua lista de e-mails, pois de certeza que tem pessoas que subscreveram as suas campanhas, mas que depois não as abrem. Isto irá influenciar negativamente o seu desempenho. As plataformas de e-mail marketing permitem segmentar as listas de e-mails e assim filtrar quem não abre os seus e-mails, podendo simplesmente removê-los da sua lista e com isso aumentar a sua taxa de abertura.

Em suma, estas são as principais dicas para que as campanhas de e-mail marketing sejam bem-sucedidas e apresentem resultados cada vez melhores.

Ver mais sobre os nossos serviços.

Acompanhe as nossas redes sociais: