Como potenciar o desempenho nas redes sociais

Hoje em dia, estar presente nas redes sociais e desenvolver conteúdo de qualidade e criativo não é suficiente para que as publicações atinjam o número de pessoas pretendido – por mais seguidores que tenha! Neste contexto, os anúncios nas redes sociais são importantes nas ações de comunicação para que os resultados sejam potenciados. Os anúncios também permitem melhorar o desempenho orgânico das publicações, uma vez que possibilita o aumento do número de seguidores.

Mas o que são os anúncios?

Os anúncios, ou o ads das redes sociais, são anúncios pagos que potenciam os resultados das redes sociais, ou seja, melhoram o desempenho da página ou publicação. Por isso, são ações de marketing mais intrusivas e que se destacam em relação aos resultados orgânicos.

Por onde se deve começar?

A regra de ouro para os anúncios é respeitar as especificidades de cada rede social e o objetivo da marca. É muito importante a definição da proposta de valor, do(s) objetivo(s) do anúncio e da Persona. Assim, o anúncio será apresentado ao público-alvo da marca, potenciando os resultados da mesma.

Quanto aos objetivos dos anúncios, independentemente da rede social selecionada, estes são por norma idênticos, pois estão relacionados com os cliques ou conversões para o site, o alcance de audiência, a interação nas publicações, as respostas a eventos e a instalação de app. Ou seja, são uma estratégia usada pelas marcas para que seja possível alcançar o público-alvo e incentivá-lo a realizar determinadas ações no momento em que o anúncio é apresentado e visto.

Mas que tipos de anúncios pode escolher?

Tal com foi referido, cada rede social apresenta as suas especificidades, que devem ser tidas em conta na hora de definir a estratégia de anúncios pagos e as redes sociais selecionadas. Por exemplo:

Facebook Ads

Os anúncios no Facebook podem ser através de imagem, vídeo, carrossel, apresentação multimédia, coleção ou no Messenger. Estes anúncios podem ser também direcionados no Instagram.

Instagram Ads

Os anúncios no Instagram podem ser apresentados nas Stories, no explorar ou no feed com o formato de imagem, vídeo, carrossel ou coleção.

LinkedIn Ads

Os anúncios no LinkedIn podem ser Sponsored Content (refere-se a conteúdo patrocinado que é apresentado no feed do público-alvo), Text Ads (refere-se a anúncios de texto, com uma pequena imagem, que são apresentados nas páginas do LinkedIn) ou Sponsored InMail (refere-se a uma mensagem patrocinada que é enviada diretamente para a caixa de entrada dos utilizadores). Esta rede social também apresenta uma maior probabilidade de direcionar as campanhas para o público-alvo, sendo possível obter mais facilmente leads.

YouTube Ads

Os anúncios no YouTube podem ser In-Stream (quando o vídeo patrocinado é exibido antes ou depois dos vídeos selecionados pelas pessoas), Trueview (quando o vídeo patrocinado é exibido na pesquisa de vídeos relacionados) ou Banners (quando o vídeo é exibido num retângulo à parte do vídeo selecionado). Este último é o formato mais comum de anúncio no YouTube.

O desempenho dos anúncios é influenciado pelo tipo de anúncio selecionado, mas também pelo orçamento disponibilizado para tal. Este pode ser controlado durante todo o período do anúncio, por exemplo saber ou determinar quanto se gasta por dia, por semana, por mês ou por anúncio, sendo que quando este orçamento é atingido, o anúncio deixa de ser apresentado.

 

Em suma, os anúncios são uma ação de marketing que proporciona uma maior visibilidade à marca e que, apesar do investimento de tempo e de orçamento, apresenta um retorno bastante positivo.

 

Ver mais sobre este serviço: https://green.pt/redes-sociais/

 

Redes sociais: FacebookInstagram e LinkedIn