Teletrabalho: o que é e que ferramentas utilizar
Na sequência dos últimos desenvolvimentos da pandemia COVID-19, torna-se essencial falar de teletrabalho e partilhar algumas dicas e ferramentas que facilitem o trabalho a partir de casa.
O que é teletrabalho ou trabalho remoto?
Teletrabalho ou trabalho remoto significa trabalho à distância. Assim, o trabalho pode ser realizado efetivamente a partir de qualquer ambiente, sendo que atualmente quer dizer a partir da casa de cada um, desde que as ferramentas e equipamentos necessários estejam disponíveis. Esta forma de trabalho é cada vez mais adotada, não só pelo que estamos a viver atualmente, mas também por grandes empresas a nível mundial.
Mas quais são as vantagens e desvantagens do teletrabalho?
O teletrabalho, principalmente para pequenas e médias empresas, onde este conceito não está tão presente, pode provocar algumas dúvidas e renitências para a sua adoção. Mas como tudo, existem vantagens e desvantagens.
Dentro das vantagens, destacam-se as seguintes:
- Recurso às novas tecnologias para agilizar o trabalho, partilhar informações e processos
- Flexibilidade de trabalho
- Possibilidade de aumento da produtividade (uma vez que as pessoas, neste momento, sentem-se mais seguras em casa)
E dentro das desvantagens, destacam-se as seguintes:
- Menor controlo exercido sob o trabalho realizado pelos funcionários. Mas este aspeto pode ser contornado através de relatórios de atividade diários, bem como através de reuniões coletivas ao início, meio e final do dia.
- Conciliação entre a vida profissional e pessoal
Quais as ferramentas a utilizar?
Existem várias ferramentas às quais se pode recorrer para facilitar o teletrabalho. As ferramentas, disponíveis gratuitamente, que se destacam para uma comunicação mais constante e imediata para as empresas, são:
Esta ferramenta de comunicação permite trocar mensagens, fazer chamadas de vídeo, partilhar documentos, entre outras funcionalidades. Assim, é um espaço de colaboração que permite facilitar o funcionamento das equipas das empresas.
Esta é uma ferramenta de mensagens instantâneas e chamadas, que também permite o envio de documentos e imagens.
Esta ferramenta permite a realização de reuniões virtuais com as equipas e/ou com clientes, sem ser necessário instalar nenhum programa. Apenas é necessário partilhar um link que é disponibilizado ao iniciar o processo.
Esta ferramenta permite gerir e controlar as tarefas do nosso trabalho, sejam individuais ou partilhadas com o resto da equipa. As tarefas podem ser calendarizadas diária, semanal ou mensalmente, sendo que é possível criar e gerir as respetivas tarefas e procedimentos. Assim, é possível catalogar as tarefas como “Por realizar”, “A realizar” e “Realizado”.
Esta ferramenta é uma alternativa ao Trello.
Esta ferramenta permite agendar eventos, em que são enviados convites por email para todos os intervenientes, facilitando assim o trabalho remoto. É também possível sincronizar os calendários de forma a que nenhuma reunião virtual seja sobreposta a outra atividade.
Esta ferramenta funciona como uma cloud, onde é possível encontrar os documentos e ficheiros onde quer que se esteja. Estes podem também ser partilhados com os restantes membros da equipa.
De todas as formas, existe sempre o email, que não deixa de ser um meio de comunicação para as empresas, mas que pode ser considerado e utilizado para comunicações mais estáveis, sendo as opções anteriores, à partida, mais imediatas.
Em suma, as empresas devem adaptar o seu modo de atuação, pelo que os meios e ferramentas de comunicação digitais assumem-se como importantes e determinantes para que as empresas se mantenham ativas, dentro dos possíveis.
Ver mais sobre os nossos serviços.
Acompanhe as nossas redes sociais: