SEO: a forma de posicionar o website nos primeiros lugares dos motores de pesquisa

Cada vez mais se ouve falar da importância do SEO para o ranking de um website nos motores de pesquisa e como esta técnica gera mais tráfego e resultados.

Mas o que é SEO?

SEO, Search Engine Optimization, é o conjunto de técnicas e estratégias que permitem direcionar o tráfego orgânico para o website de uma marca, melhorando assim o ranking do mesmo nos motores de pesquisa. A pesquisa orgânica é considerada, por excelência, o maior canal de vendas e daí a necessidade de investir em SEO Copywriting para qualificar o conteúdo desenvolvido. Assim, o SEO é uma estratégia associada ao Marketing de Conteúdo, uma vez que permite definir as keywords através das quais o conteúdo poderá ser encontrado.

O SEO apresenta três partes importantes:

  • On-page: são aqueles parâmetros que podem ser otimizados dentro da página, como título, conteúdo, meta tags e imagens
  • On-site: são aqueles parâmetros que podem ser otimizados dentro do website, como domínio, velocidade de navegação, robots.txt e sitemap.xml
  • Off-page: são aqueles parâmetros externos, como link building, comportamento dos utilizadores e historial

Mas porquê investir em SEO?

O objetivo primordial é conseguir colocar o website no topo dos resultados dos motores de pesquisa, ou seja, nos primeiros lugares do ranking. É assim que a visibilidade das marcas aumenta, sendo que esta diferenciação depende de várias estratégias definidas e otimizadas para a web.

Como aplicar o SEO na estratégia da marca?

Para o desempenho da estratégia de SEO ser positivo, existem aspetos que devem ser tidos em conta na hora de os definir. Por exemplo:

  • Selecionar a palavra-chave correta

A palavra-chave ou keyword corresponde ao tema central e em destaque no conteúdo. Esta deve ser explorada em todo o texto, mas de uma forma natural, ou seja, de forma a que o leitor não se aperceba que aquele termo está a ser destacado. Isto é uma forma de melhorar o desempenho do SEO e, consequentemente, melhorar o ranking do website. É assim considerada a base da técnica e estratégia de SEO.

  • Criar títulos chamativos para os artigos

Para isto, é possível recorrer a questões, listas de x aspetos ou despertar o interesse através da criação de valor para o leitor, como por exemplo um “guia completo” de algo.

  • Usar meta description

Esta característica permite identificar o conteúdo disponibilizado através de um texto de duas linhas que surge abaixo do título principal.

  • Criar conteúdo relevante

Este é um aspeto bastante importante, uma vez que o texto deve cumprir com o que o título promete, ou seja, deve ser um conteúdo considerado relevante e autêntico pelos leitores. Só assim será possível conseguir o engagement pretendido.

  • Aplicar a scaneabilidade no texto

Este aspeto faz toda a diferença, uma vez que facilita a leitura dos textos. Para não cansar o leitor, é possível aplicar a scaneabilidade através de listas enumeradas, uso de títulos e sub-títulos, recurso a imagens relevantes, destaque de termos a negrito, entre outros aspetos.

  • Usar links building

Os links building permitem construir uma rede de links para o website, de forma a direcionar tráfego e fortalecer a autoridade do mesmo para com os motores de pesquisa. Assim, os links building podem ser internos, quando direcionam para outros conteúdos relevantes do próprio website, ou externos, quando direcionam para outros websites ou redes sociais.

  • Usar a indexação semântica latente

Este aspeto, que influencia o algoritmo do motor de pesquisa Google, permite identificar termos com relação direta ou sinónimos da palavra-chave definida. Assim, é possível não repetir excessivamente a palavra-chave, mas melhorar o ranking do conteúdo desenvolvido.

  • Recorrer a CTA

CTA é uma abreviação de Call To Action, o que faz com seja despertada uma curiosidade e um interesse em realizar determinada ação.

  • Utilizar imagens

O uso de imagens torna a leitura mais fluída e não tão cansativa para o leitor. Mas ao recorrer a imagens é necessário saber otimizá-las e tirar o maior proveito possível delas. Assim, em primeiro lugar a imagem tem de ter qualidade, para que não fique desfocada, e ser uma imagem de autoria ou sem direitos de autor associados. De seguida, a imagem deve estar enquadrada com o conteúdo do texto, apresentar o nome otimizado com a palavra-chave definida e um texto alternativo. De ressalvar a importância de as imagens utilizadas não prejudicarem a velocidade de carregamento do website, o que prejudicaria o SEO do mesmo.

Quais as melhores ferramentas de keywords?

Sendo a palavra-chave ou keyword considerada a base do SEO, a definição e seleção da mesma deve ser feita com bastante atenção. Assim, existem plataformas que nos ajudam a ver o tipo de keywords mais utilizadas e relevantes, tendo em conta as da concorrência e as que são mais pesquisadas.

  • Keyword Planner

Ferramenta gratuita que está disponibilizada na plataforma do Google Ads e que permite encontrar as keywords certas para a campanha.

  • Google Search Console

Ferramenta gratuita que funciona como um intermediário entre o website e os motores de pesquisa de forma a verificar o estado de indexação, identificando problemas e oportunidades de otimização para o website.

  • Majestic SEO

Ferramenta online que analisa backlinks do website e com a indicação do URL disponibiliza relatórios completos sobre backlinks, keywords e outras informações importantes para melhorar o ranking do website.

  • SEMRUSH

Ferramenta completa que permite analisar as palavras-chave com maior relevância e os seus respetivos posicionamentos, as estratégias de publicidade, os backlinks, entre outras informações importantes. Isto, não só analisando o próprio website, mas também a concorrência, de forma a melhorar o desempenho do website e, consequentemente melhorar o ranking do mesmo.

Em suma, estes aspetos são aqueles que mais se destacam no desempenho das técnicas e estratégias de SEO, pelo que devem ser tidos em conta na atuação de marketing digital das marcas e empresas para que o website esteja nos primeiros lugares dos resultados dos motores de pesquisa.

Ver mais sobre os nossos serviços.

Acompanhe as nossas redes sociais:

Privacy Preference Center