Web Design, o cartão de visita digital

O Web Design é a área responsável pelo desenvolvimento de interfaces ou plataformas digitais, destacando-se o desenvolvimento de websites e aplicações para a World Wide Web.

Quem é responsável por Web Design?

O profissional é o Web Designer, sendo responsável pela criação e desenvolvimento de plataformas digitais que sejam atrativas e funcionais para o público-alvo. Mas também a criação de layouts, a produção e atualização dos conteúdos nas respetivas plataformas. Assim, o Web Designer é o profissional que planeia, desenvolve e executa a criação e manutenção de plataformas digitais, como os websites e as landing pages.

O objetivo deste profissional é apresentar uma solução atrativa, dinâmica e de fácil e rápida intuição de uso, para que a experiência do visitante da plataforma seja a melhor possível.

Mas para isso quais são os principais elementos de Web Design?

Para que a plataforma digital seja atrativa, intuitiva e funcional, normalmente recorre-se a recursos que vão aumentar o sucesso do desempenho da plataforma, como:

  • Responsividade

Diz respeito à capacidade de acessibilidade a partir de qualquer dispositivo (seja computador, telemóvel ou tablet) em que o layout é responsivo, ou seja, adapta-se a todos os formatos de ecrã.

  • Velocidade de carregamento

Diz respeito ao tempo que um website demora a carregar a informação disponível. Segundo o Google, os websites que demoram mais de 2 segundos prejudicam, não só a experiência do usuário, mas também a indexação do mesmo.

  • Scaneabilidade
  • Segurança

Diz respeito a manter o website protegido com sistemas de encriptação e proteção contra ataques oportunistas de hackers e vírus.

E, para conciliar o layout com a utilidade e experiência de navegação, esta área também cuida de aspetos, como:

  • Linguagens HTML5, XML, XHTML e scripts como PHP, Javascript, CSS e ASP
  • Tipografia
  • UI e UX

UI, ou User Interface, diz respeito à parte funcional dos elementos que compõem as plataformas digitais.

UX, ou User Experience, diz respeito à experiência do usuário nas plataformas digitais.

  • Efeito parallax

É uma tendência visual que movimenta fundos e anima elementos em diferentes velocidades, sendo uma forma de o website oferecer uma outra experiência de navegação.

E quais são as principais vantagens?

As plataformas digitais, como os websites, apresentam diversas vantagens. As principais são:

  • Funcionar como o cartão de visita digital

Os sites funcionam como uma apresentação da empresa, que está disponível na internet para quem tiver interesse em saber mais.

  • Melhorar os processos de SEO – Search Engine Optimization, ou seja, melhorar a otimização orgânica do website nos motores de busca atuais, como o Google
  • Ser uma vantagem competitiva em relação à concorrência

Isto quando o website se destaca em relação aos outros, seja pela atualização regular ou pela experiência e emoção que desperta nos visitantes.

  • Opção mais prática e rápida

Hoje em dia, quando as pessoas precisam de informação sobre uma empresa, procuram-na na internet, seja nas redes sociais ou nos motores de pesquisa.

  • Gerar receita

Por norma, os visitantes de um website estão interessados num produto/serviço que a empresa ofereça.

  • Opção de blog incorporado

Esta ferramenta quando está ativa, oferece conteúdo novo e relevante para o público-alvo. Assim, além de ser uma forma de atualizar o website, também é considerado conteúdo para as redes sociais.

  • Branding

O design das plataformas digitais é também um aspeto importante da identidade visual da marca.

Assim, o Web Design é muito importante para o desenvolvimento das marcas na internet, criando e transformando a experiência de cada visitante. É por isso que a Green by Publiminho desenvolve plataformas digitais dinâmicas, responsivas e otimizadas para todos os motores de pesquisa – SEO, não descurando também dos processos como o registo do domínio e a configuração do alojamento.

Ver mais sobre os nossos serviços.

Acompanhe as nossas redes sociais: