Redes Sociais, o nosso dia-a-dia
Redes Sociais são o meio através do qual uma marca pode estar no lugar certo e na hora exata para conseguir converter um lead num cliente. Mas isto apenas é possível quando a gestão das redes sociais é decisiva para aumentar o alcance da marca no mundo digital, o que influencia as referidas e esperadas conversões.
O que são redes sociais?
As redes sociais são plataformas online que permitem às pessoas relacionarem-se. Este relacionamento pode ser através de partilha de fotos, vídeos, textos e músicas, trocar informações, enviar mensagens, partilhar publicações que admirem, partilhar ideias e interesses com outras pessoas, entre muitas outras possibilidades.
Assim, é um meio que apresenta liberdade de expressão e permite a interação entre pessoas de diferentes nacionalidades, classes sociais, religiões, interesses políticos e ambientais, entre outros.
É desta forma que, com o passar do tempo, as redes sociais se tornaram um canal ideal de marketing para as marcas, sendo possível a sua comunicação, como também a dos seus produtos e/ou serviços, campanhas de marketing, promoções e cultura interna. A consequência desta ação planeada é o crescimento do alcance da marca no mercado, o fortalecimento da relação entre a marca e os clientes e a respetiva notoriedade e brand awareness. Para tal, as marcas devem estar presentes em diversos canais de comunicação.
Quais são as redes sociais que existem?
A verdade é que quando se refere redes sociais, as que vêm logo à mente das pessoas são o Facebook e o Instagram, sendo que existem muitas mais no mercado. As mais comuns, e por anos de lançamento, são as seguintes:
Esta rede social foi criada em 2002 e apresenta, hoje em dia, uma média de 310 milhões de utilizadores ativos por mês.
A principal característica é o networking, ou seja, a interação e expansão de contactos profissionais, principalmente para negócios B2B.
Esta rede social foi criada em 2004 e apresenta, hoje em dia, uma média de 2,5 biliões de utilizadores ativos mensais no mundo. Apenas para ter uma ideia, isto representa cerca de 32,5% da população global.
A principal característica é a interação social entre as pessoas e a expansão de contactos.
YouTube
Esta rede social foi criada em 2005 e apresenta, hoje em dia, uma média de 2 biliões de utilizadores ativos por mês.
A principal característica é a partilha de vídeos, sendo considerado o segundo maior motor de busca.
Esta rede social foi criada em 2006 e apresenta, hoje em dia, uma média de 330 milhões de utilizadores ativos por mês.
A principal característica é a partilha de pequenas atualizações e publicações, chamadas de “tweets”.
Esta rede social foi criada em 2009 e apresenta, hoje em dia, uma média de 1,6 biliões de utilizadores ativos por mês.
A principal característica é o envio de mensagens instantâneas e chamadas de voz.
Esta rede social foi criada em 2010 e apresenta, hoje em dia, uma média de 300 milhões de utilizadores ativos por mês.
A principal característica é a partilha de conteúdo visual, principalmente para áreas como artesanato, culinária, moda e fitness.
Esta rede social foi criada em 2010 e apresenta, hoje em dia, uma média de 1 bilião de utilizadores ativos por mês.
A principal característica é a partilha de fotos e vídeos, que conta com recursos como Stories e IGTV.
Esta rede social foi criada em 2011 e apresenta, hoje em dia, uma média de 1,1 bilião de utilizadores ativos por mês.
A principal característica é o envio de mensagens instantâneas.
Snapchat
Esta rede social foi criada em 2011 e apresenta, hoje em dia, uma média de 314 milhões de utilizadores ativos por mês.
A principal característica é a partilha de imagens ou vídeos curtos, podendo cada um ter no máximo 10 segundos.
Facebook Messenger
Esta rede social foi criada em 2011 e apresenta, hoje em dia, uma média de 1,4 biliões de utilizadores ativos por mês.
A principal característica é o envio de mensagens instantâneas.
TikTok
Esta rede social foi criada em 2016 e apresenta, hoje em dia, uma média de 500 milhões de utilizadores ativos por mês.
A principal característica é a partilha de vídeos curtos.
- as estatísticas presentes neste artigo são à data de 28 de fevereiro de 2020 -
Mas quais são as redes sociais em que deve estar presente?
Ora bem, a resposta é talvez em todas, ou nenhuma, ou apenas numa.
A verdade é que não existe uma resposta objetiva para a pergunta, pois cada marca é única. Por isso, o primeiro passo é definir o público-alvo da marca, depois descobrir as redes sociais onde estar presente.
Com essa informação, pode escolher as redes sociais onde deve marcar a sua presença online. Para isso, é necessário desenvolver uma estratégia e modo de atuação, de acordo com os objetivos da marca e as características do público-alvo e da própria rede social. Por exemplo, o Instagram e o Pinterest são plataformas mais voltadas para os conteúdos visuais e informais, enquanto que o YouTube é uma plataforma de vídeo e o LinkedIn é mais profissional. Logo, a estratégia deve ter em conta as especificidades de cada rede social para que a marca consiga alcançar da forma pretendida o seu público-alvo.
Assim, para quem tem dificuldades em perceber onde está o público-alvo e qual o melhor modo de atuação, o conselho é testar e analisar os resultados para que consiga perceber quais as redes sociais que apresentam um maior retorno para a marca.
Mas para que servem as redes sociais?
O objetivo das redes sociais é conectar e aproximar as pessoas. Por isso, têm um papel muito importante na sociedade, sendo muitas vezes também decisivo, o que revela por um lado vantagens e por outro desvantagens.
Dentro das vantagens para as marcas, destacam-se as seguintes:
- Fomentar o branding de forma a construir uma marca forte e de confiança para o público
- Permite a comunicação em massa
- Segmentação do público, de acordo com dados demográficos, interesses e demais informações relevantes para a campanha
- Informação em tempo real
- Interação direta com o público-alvo, aproximando as pessoas
- Possibilidade de vendas
- Facilidade na organização de eventos e comunicação dos respetivos detalhes, como por exemplo o evento de lançamento de um produto
- Monitorizar os resultados
Em contrapartida, nas desvantagens, destacam-se as seguintes:
- Divulgação de fake news que causam polémicas desnecessárias
- Privacidade comprometida devido à exposição de dados pessoais
- Estado de dependência das redes sociais, desenvolvendo em alguns casos distúrbios, como ansiedade
Em suma, as redes sociais estão por todo o lado e fazem parte do dia-a-dia das pessoas. As marcas devem tirar o máximo proveito desta realidade de forma a conseguirem angariar e comunicar com potenciais clientes.
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Acompanhe as nossas redes sociais:
[…] Óbvio que uma marca não tem – nem deve – estar presente em todas as redes sociais disponíveis, mas sim naquelas onde o seu público-alvo está presente e onde faz sentido a empresa estar também. Mas é preciso ter em consideração que as redes sociais são um canal que estimula a interação. (Se pretender saber mais sobre isto, por favor, leia o artigo Redes Sociais) […]